Carol Danvers: de donzela em perigo a super-heroína

Em 1968, Carol Danvers era uma coadjuvante nas histórias do Capitão Marvel. O lendário guerreiro kree havia vindo para a Terra como um espião e assumiu a identidade terráquea de Walt Lawson para se infiltrar em uma base da Força Aérea dos Estados Unidos. Lá ele conheceu a chefe de segurança - Carol.

Embora ocupasse uma função de destaque em meio a tantos homens, quando estava com o Capitão Marvel, Carol era apenas mais uma donzela em perigo. Deve-se lembrar que nos anos 60, mesmo super-heroínas e super-vilãs eram fragilizadas nas histórias da Marvel. A Mulher-Invisível, por exemplo, inicialmente só usava seu poder para se esconder e geralmente tinha de ser salva dos vilões por seus companheiros homens. A Viúva Negra, que era vilã - uma espiã soviética em plena Guerra Fria - no início não derrotava seus inimigos com suas habilidades de luta, mas seduzindo-os.

Captain Marvel #1 - Carol Danvers, chefe de segurança e "jovem dama" para o Capitão Marvel
O Capitão Marvel trouxe uma série de problemas para todos os terráqueos com os quais convivia, mas Carol se tornou uma vítima especial pois o ex-comandante e desafeto de Mar-Vell, Yon-Rogg, percebeu que o kree de cabelos brancos - no início - tinha um grande apreço pela jovem chefe de segurança.

Captain Marvel #1 - O Capitão Marvel protege Carol Danvers de um Sentinela kree




Conforme foi relatado no primeiro artigo deste blog, Carol Danvers assimilou parte da estrutura genética do Capitão Marvel quando este já havia ganhado seus nega-braceletes - os quais lhe permitiam trocar de lugar com Rick Jones e lhe conferiam vários poderes.

A partir daí, Carol iniciou uma jornada rumo a se tornar protagonista no mundo dos super-heróis. Com poderes similares aos do Capitão Marvel mais um sexto sentido especial, ela se tornou a Miss Marvel.

Assim, em 1977, a Miss Marvel ganhou sua própria revista.

A estreia da Miss Marvel em sua própria revista, em 1977


Na capa de sua primeira revista, vemos alguns personagens familiares: J. Jonah Jameson, Mary Jane Watson, Peter Parker e o Escorpião, o vilão criado com o apoio de Jameson para destruir o Homem-Aranha. Mas qual a relação desses personagens com a Miss Marvel?

O fato é que em 1977 o Homem-Aranha já era um super-herói consagrado. Então nada melhor para "empurrar" uma revista nova do que colocá-lo na capa, ou neste caso fazer referência a ele. A capa do primeiro número da Miss Marvel traz bem no centro um quadro com o texto: "Finalmente! Uma ousada nova super-heroína na sensacional tradição do Homem-Aranha"

Mas não é só na capa que o universo do Homem-Aranha surge. Já fora da Força Aérea, ela é contratada por Jameson para ser editora de uma revista feminina - a revista Woman. A reunião dos dois no prédio do Clarim Diário é o momento em que o mais feroz crítico do Homem-Aranha destila sua opinião sobre o que são "assuntos úteis paramulheres" em uma revista: novas dietas, moda e receitas. Entretanto, a reunião começa com uma exibição do alter-ego de Carol, a Miss Marvel. Embora afirme que odeie super-heróis, Jameson diz que é importante que Carol fale sobre a Miss Marvel em sua revista. Imagine, alguém escrevendo sobre si mesmo em um grande veículo de comunicação... lembra alguém?

Jameson explica suas ideias sobre revista feminina para Carol Danvers
Na verdade, nesta época Carol Danvers não tinha consciência de que era Miss Marvel. Ela assumia outra personalidade quando se transformava. Essa outra personalidade refletia características da raça kree, que Carol havia recebido do Capitão Marvel. Essa nova personalidade nem tinha um nome inicialmente e não sabia como chamar a si mesma. Mas se reconhecia como uma guerreira kree e agia instintivamente como uma super-heroína. Sempre que uma situação de ameaça se apresentava, a personalidade kree de Carol tomava o controle de seu corpo.

Miss Marvel mostrando que é mais que um rostinho bonito

Em sua primeira aventura solo em sua revista, Miss Marvel tem de ligar com um dos inimigos do Homem-Aranha, o Escorpião. O Escorpião era um homem chamado Mac Gargan, que Jameson contratou inicialmente para conseguir informações sobre o Homem-Aranha. O problema entre Gargan e Jameson começou quando o editor do Clarim Diário financiou a pesquisa de um cientista para tentar criar um adversário a altura do Homem-Aranha. Para enfrentar um aracnídeo, o cientista escolheu outro aracnídeo. Assim, Gargan ganhou a força proporcional de um escorpião e a habilidade de escalar paredes. Além disso, recebeu um traje com uma cauda.

Embora tenha ido atrás do Homem-Aranha como Jameson queria, Gargan começou a enlouquecer como efeito colateral do processo de transformação. O cientista tentou convencer Gargan a tomar um antídoto, mas acabou morrendo ao tentar alcançá-lo na escalada a um prédio. Mais tarde, Gargan descobriu que não podia tirar a armadura e voltou-se contra Jameson. E após ser derrotado pelo Homem-Aranha e preso, jurou se vingar do homem que o havia transformado em um monstro.

Assim, o Escorpião frequentemente ameaça a vida de Jameson. E calhou que uma dessas investidas ocorresse bem após a contratação de Carol por Jameson e em um momento que o Amigão da Vizinhança estava ausente.

Em um típico plano de super-vilão, o Escorpião sequestra Jameson e ameça jogá-lo em um tanque de ácido, mas não antes de explicar a sua vítima seus motivos para odiá-la até a morte. Esse é o tempo suficiente para que a personalidade kree de Carol assuma o controle e encontre os dois.
 
Miss Marvel dá uma surra no Escorpião e finalmente o atira contra o tanque onde Jameson seria jogado. O vilão é coberto por ácido e foge gritando de dor. E o nome Miss Marvel é adotado oficialmente pela personalidade kree de Carol quando ela resgata Jameson - embora o largue  no local com as algemas.

Miss Marvel derrota o Escorpião e salva Jameson
E assim começam as incríveis aventuras da Miss Marvel, que inicialmente era "aquela garota que tem um uniforme parecido com o do Capitão Marvel".













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é a Capitã Marvel?!

A atual Miss Marvel

A Capitã Marvel original