Quem é a Capitã Marvel?!

Em 2019, a Marvel Studios lançará sua primeira produção com uma protagonista feminina: Capitã Marvel, estrelada por Brianne Sidonie Desaulniers, mais conhecida como Brie Larson.

Brie Larson como Capitã Marvel
A primeira pergunta é: quem é a Capitã Marvel?!

Para responder a essa pergunta, temos antes de responder quem é o Capitão Marvel, pois ele é a causa (oficialmente documentada) da existência da Capitã Marvel.

Muito bem, quem é o Capitão Marvel?

Esse nome pode fazer várias pessoas se lembrarem de um menino chamado Billy Batson, que quando gritava a palavra SHAZAM se transformava em um adulto musculoso que trajava um uniforme vermelho com um relâmpago no peito.

Whiz Comics nº 22, de outubro de 1941
Bem, não é com esse Capitão Marvel que a Capitã Marvel está relacionada. Esse Capitão Marvel que grita SHAZAM nem pode ter seu nome estampado na capa de suas revistas por causa da editora Marvel Comics - quando esta se chamava Timely Comics. Aliás, Marvel Comics era o nome original planejado para a revista do Capitão Marvel\Billy Batson. Mas teve de ser alterada para Whiz Comics por que em outubro de 1939 já havia sido lançada a revista Marvel Comics, com a estreia do Tocha Humana.

Marvel Comics nº 1, de outubro de 1939

A Timely Comics, que depois se tornou Marvel Comics, queria garantir a marca Marvel. Esse foi um dos motivos para o lançamento em 1967 de um novo personagem na revista Marvel Super-Heroes: o Capitão Marvel.

Marvel Super-Heroes nº 12, de dezembro de 1967

A explicação da Marvel para o nome desse personagem era esta: Capitão, porque ele realmente tinha a patente de capitão, no exército Kree. Marvel porque seu nome na língua Kree era Mar-Vell.

O Império Kree, que foi mencionado no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia, é formado por uma raça beligerante governada por um supercomputador orgânico chamado Suprema Inteligência.  Os Krees eram originalmente bárbaros que habitaram a Lua em eras passadas, mas evoluíram rapidamente graças ao incentivo dos Skrulls, que promoveram uma disputa entre eles e os Cotatis, seres vegetais que também habitavam a Lua. Os Skrulls escolheram os Cotatis como vencedores, mas os Krees não gostaram do resultado e mataram a tripulação da nave Skrull. Eles aprenderam a tecnologia dos Skrulls e a usaram para formar seu próprio império.

Os Krees já estiveram na terra no passado e fizeram experimentos de manipulação genética com hominídeos, o que resultou na raça dos Inumanos. No tempo presente, os Krees elaboraram um plano de invasão e para isso colocaram um espião na Terra, disfarçado de cientista. Esse espião era o Capitão Mar-Vell.

Mar-Vell se afeiçoou aos terráqueos e discordou dos planos de invasão e conquista. Por isso sua morte foi decretada por Ronan, o Acusador. Seu grande desafeto, o comandante Yon-Rogg, tentou matá-lo várias vezes, mas conseguiu apenas matar o grande amor de Mar-Vell, a médica Una.

A Suprema Inteligência Kree absolveu Mar-Vell das acusações de traição e alterou seu uniforme verde e branco para outro, vermelho e azul. O planeta com anéis em seu peito foi substituído pela figura de uma estrela.


O novo uniforme do Capitão Marvel, na edição 16 de sua revista (setembro de 1969).




Yon-Rogg, porém, não desistiu de destruir Mar-Vell e sequestrou a capitã da força aérea Carol Danvers, com quem o capitão Kree havia se relacionado quando era um espião.

Yon-Rogg sequestra Carol Danvers. Captain Marvel nº 16, setembro de 1969.

Mar-Vell partiu para resgatar Carol, mas Yon-Rogg a atingiu com sua arma de raios. O aparelho que Yon-Rogg havia usado para recriar o Mandroid, o Psico-magnetron, ia explodir e o local onde estavam desabaria. O Capitão Marvel tomou Carol em seus braços e a tirou dali.

O Capitão Marvel salva Carol Danvers. Captain Marvel nº 18, novembro de 1969.
 
Alguma coisa ocorreu durante esse evento, pois parte da genética Kree de Mar-Vell passou para Carol, transformando-a em um ser híbrido. A partir daí, Carol desenvolveu uma segunda personalidade, a qual detinha poderes similares aos do Capitão Marvel - e um uniforme praticamente idêntico ao dele, exceto pelo detalha da exposição do abdômen e das pernas.

Miss Marvel
Essa nova personalidade foi chamada de Miss Marvel.

A Capitã Marvel do filme é essa Miss Marvel, que passou ainda por outras duas identidades, Binária e Warbird. Seus poderes originais incluíam superforça, poder de vôo e uma percepção extra-sensorial.

Carol Danvers foi criada por Roy Thomas e Gene Colan e apareceu pela primeira vez em março de 1968 na revista Marvel Super-Heroes #13.

Nos próximos artigos iremos conhecer a trajetória de Carol Danvers desde sua primeira identidade como super-heroína até aquela que aparecerá nas telas do cinema.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Capitã Marvel original

A atual Miss Marvel